terça-feira, 30 de abril de 2013

Ano novo chines


O ano-novo chinês é uma referência à data de comemoração do ano novo adotadas por diversas nações do oriente que seguem um calendário tradicional distinto do ocidental, o calendário chinês.
As diferenças entre os dois calendários fazem que a data de início de cada ano-novo chinês caia a cada ano em uma data diferente do calendário ocidental.
O calendário chinês é lunissolar (é um calendário baseado nos movimentos da lua e do sol), tem em consideração tanto as fases da lua como a posição do sol. O ano-novo chinês começa na noite da lua nova mais próxima do dia em que o sol passa pelo décimo quinto grau de Aquário.
Os chineses relacionam cada novo ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião. Apenas doze se apresentaram, Buda em agradecimento os transformou-nos signos da Astrologia chinesa.

Os doze animais do Horóscopo chinês a que correspondem os anos chineses são de acordo com a ordem que teriam se apresentado a Buda na lenda acima citada: rato, búfalo/boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo, cão e o porco.
É muito comum, na véspera do ano-novo, os chineses fazerem limpezas gerais na vida: limpam e arrumam a casa, cortam o cabelo, fecham as contas, colocam oferendas aos Deuses que cuidam da casa, preparam as roupas, organizam a empresa e o comércio etc.
A cor vermelha, por ser yang e vibrante, é a predominante durante as comemorações do ano-novo. Vermelho simboliza a transformação, o movimento e a vida. As mulheres da família procuram usar um vestido novo nesta cor para assegurar a sorte, amor e um bom ano. Além dela, amarelo e roxo também são consideradas cores da sorte. O tom da riqueza e prosperidade é o dourado.
Durante a comemoração, lanternas vermelhas são acesas e penduradas diante da porta principal, e só são retiradas após os 15 dias do ano-novo. Fogos de artifício são estourados para espantar os maus espíritos, azar e más energias. Na noite da véspera, é servido o último jantar do ano. A família se reúne para a refeição do fechamento do ciclo anual. São feitos pratos especiais para trazer todo o tipo de sorte, riqueza e felicidade. Não podem faltar os bolinhos em forma de lingotes de ouro; o peixe que representa o dinheiro; as tangerinas, também chamadas de laranjas da sorte; o prato feito com arroz moti, representando a prosperidade; e o talharim (macarrão) que simboliza vida longa. Todas as frutas e doces são servidos em bandejas ou embalagens vermelhas.

Uma das tradições é colocar desejos escritos com tinta preta em tiras de papel vermelho na porta de entrada. O preto representa a água e a sabedoria; e o vermelho, o fogo e o sucesso. Segundo o dito popular "quando um pingo de água cai sobre o fogo, acontece uma ebulição; e é por ebulição que todas as coisas acontecem". Os desejos devem ser escritos por criativos e competentes calígrafos, de forma poética e metafórica para poder trazer sorte e realização.
2013 é o Ano da Serpente
Para a Astrologia Chinesa, 2013 será o Ano da Serpente. Considerada um símbolo de boa sorte na China, ano regido pelo signo da Serpente trará amor e sabedoria, mas pede calma, reflexão e planejamento.

Agora é só você ir lá no facebook e curti a pagina do blog clicando AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário